quinta-feira, 8 de abril de 2010

População quer quebra-molas na BR-381 em São Gonçalo

Cobrança foi feita a representante do Dnit em reunião na Câmara do município


O Prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos, vereadores, lideranças das comunidades próximas a BR-381 e a Polícia Rodoviária Federal participaram de uma reunião com o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Alexandre Oliveira, na tarde desta terça-feira 6, na Câmara Municipal.

O encontro visou a solicitação de instalação imediata de redutores de velocidade no local e passarela no perímetro urbano do município com o fim de evitar acidentes e atropelamentos no local. Para a população e representantes do município, a solução mais plausível em curto prazo é a instalação de quebra-molas no trecho do bairro Catungui e do Posto Recreio.

A discussão foi iniciada pela representante da comunidade bairro Matias, Rosimeire Vitalina de Moura, cobrando uma solução imediata para a solução do problema. Ela estava de posse de abaixo-assinados cobrando a instalação de redutores e passarela no local que foram enviados ao Dnit, mas sem resposta sobre o assunto.

O engenheiro do Dnit, que é responsável pelo trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade, ressaltou que a instalação de quebra-molas vai contra a legislação, mas concordou que é uma solução imediata para o local. “Prometo empenho em levar a solicitação ao superintendente do Dnit. Tenho uma reunião com ele na quinta-feira (8) e aí teremos uma posição em no máximo três dias. Se for autorizado, os quebra-molas poderão ser instalados o mais rápido possível, solucionando esse problema até a instalação das passarelas, que estão incluídas no projeto executivo para a duplicação da BR-381”, disse Alexandre Oliveira.

A moradora da região, Maria Aparecida Aniceto falou sobre a perda recente de um de seus filhos, atropelado próximo ao Posto Recreio. “Três filhos meus foram atropelados ali. Um se foi e os outros quase também perderam a vida. Tive que tirar um pedaço da minha bacia para que um deles não ficasse paralítico”, disse emocionada.

Sensibilizado com as comunidades do entorno da rodovia, o prefeito destacou que desde o início de sua administração vem solicitando junto ao DNIT está buscando junto ao Dnit uma solução para a falta de segurança nas travessias do perímetro urbano de São Gonçalo. “Peço ao senhor Alexandre Oliveira que defenda a idéia de instalar quebra-molas no local como a forma mais rápida para evitar que mais vidas se percam naquele trecho. Se autorizado pelo Dnit, instalaremos de imediato os quebra-molas”, concluiu Nozinho.

CAT/Sine oferece mais de 100 vagas para a Magnesita

O Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT/Sine) intermedia a contratação de mais de 100 profissionais para atuar na empresa Magnesita Refratários, em Vitória (ES). A diretora do órgão, Sirley Figueiredo, disse que a parceria facilita o contato com os trabalhadores. Encarregados, caldeireiros, supervisores de mecânica, soldadores de chapeiro e encanadores devem procurar o CAT/Sine na rua Gomes Batista, ao lado do ex-campo do Flamengo. Outras informações pelo telefone 3851-7882.

TRE reverte cassação do prefeito de João Monlevade




Por 3 votos a 2, o TRE-MG reverteu, na sessão desta terça-feira (6), a sentença de primeiro grau que determinou a cassação do prefeito e do vice-prefeito da cidade de João Monlevade, Gustavo Prandini de Assis (PV) e Wilson Bastieri (PT), por irregularidades na prestação de contas da campanha de 2008.

O julgamento, que havia começado na sessão do dia 25 de março, foi interrompido devido a um pedido de vista do juiz Benjamin Rabello, que, ao examinar melhor o processo, considerou que, quanto à ausência de recibos eleitorais, “houve apenas meras irregularidades formais”. Já na questão do suposto recebimento de fontes vedadas na campanha do prefeito, o juiz discordou, concluindo que “não há que se falar em abuso de poder econômico para cassar os diplomas”.

Acompanharam o juiz Benjamin Rabello a juíza Maria Fernanda Pires e o juiz Maurício Torres, que retificou o seu voto dado na sessão do dia 25. De acordo com Torres, seu voto precisava ser modificado devido à semelhança do caso em questão com outro, já julgado pelo Tribunal, em que a cassação da vereadora Doliris Pereira Machado (também de Monlevade), acusada de irregularidades na prestação de contas de campanha, também foi revertida pelo TRE.

Parceria entre Prefeitura e Senai forma 26 pedreiros em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo em parceria com o Senai formou 26 pedreiros, entre homens e mulheres, para o mercado de trabalho, na manhã desta quarta-feira, 7. Os alunos saem do curso como construtores e irão fomentar o mercado, que é escasso nesse tipo de mão de obra.

A capacitação começou em outubro do ano passado com duração de 400 horas/aula. No curso, os alunos tiveram várias disciplinas teóricas e praticas, onde aprenderam técnicas da construção e a utilização dos equipamentos individuais de segurança (EPI’s).

O gerente da unidade do Senai no município, José de Assis Costa destacou a parceria entre Prefeitura e a escola para a formação de mão de obra e também os investimentos realizados na cidade. “São Gonçalo é uma grata surpresa para mim, tem uma das melhores que já vi. O trabalho realizado na educação, saúde e nas questões sociais são muito boas e pra quem trabalha com educação, essa cidade é um presente. Trabalhar em São Gonçalo é uma das melhores realizações que já tive até hoje”, ressaltou.

O prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, finalizou a solenidade destacando a importância dessa formação quando a cidade está escassa de mão de obra e a construção civil com crescente demanda. “Quero parabenizar a todos por essa conquista num momento em que a construção civil vem crescendo e a cidade precisa dessa mão de obra para absorver a demanda, principalmente na área habitacional”, disse o prefeito.

terça-feira, 6 de abril de 2010

BARRADOS NO BAILE

Desrespeitando a Lei, organizadores do evento que trouxeram a cantora de nível Nacional, Paula Fernandes, barraram a entrada do Editor do Jornal Tribuna Regional, juntamente com sua Repórter, desrespeitando assim o artigo Primeiro de Lei  Federal que rege a imprensa no Brasil. Segundo as oraganizadoras do evento, Polliana Andrade, e Karina Moreira que cursam  a Faculdade de administração na  FUNCEC, o evento era particular não tendo a imprensa o direito de entrar. Mas porém diferente do que disseram as organizadoras, o evento não era particular e sim público, pois ingressos etavam sendo vendidos no valor de vinte R$20,00 e com némero de serie, confeccionados por uma gráfica.


LEI DIFERENTE PARA ALGÚNS ÓRGÃOS


Diferente do Jornal Tribuna Regional e alguns outros barrados, existiam dentro deste evento outros veículos de comunicação, pois bem para termos acesso ao Ideal clube, local do Evento tivemos que comprar o ingresso para que a repórter Fernanda Pieri, pudesse fazer a cobertura Jornalística deste evento. Um absurdo, visto que a classe jornalística é protegida por Lei Federal no que se refere a este assunto.
Os diversos veículos de comunicação "barrados no baile", afirmam que acionarão as responsáveis em juízo para responderem por censura, e por violação dos direitos de imprensa. 

VEJAMOS O QUE REZA A LEI:


                                                          CÂMARA DOS DEPUTADOS


                                                                LEI DE IMPRENSA



                                                     Lei nº 5.250, de 9 de fevereiro de 1967

                                                                     CAPITULO 1
                                          DA LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO 
                                        DO PENSAMENTO E DA INFORMAÇÃO

ART. 1- É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão ede informações ou ídeias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um nos termos da Lei, pelos abusos que cometer.
 

                                                             CAPÍTULO V



                                   DA RESPONSABILIDADE PENAL

Seção I

Dos Responsáveis

Art. 37. São responsáveis pelos crimes cometidos através da

imprensa e das emissoras de radiodifusão, sucessivamente:
 
 
Seção II


Da Ação Penal

Art. 40. A ação penal será promovida
 
§2º Sob pena de nulidade, é obrigatória a intervenção do


Ministério Público, em todos os processos por abuso de liberdade de
imprensa, ainda que privados

Encenação da paixão e morte de Cristo percorre as ruas de São Gonçalo

Intensa programação marcou celebração da Semana Santa


A Semana Santa em São Gonçalo do Rio Abaixo contou com extensa programação. A celebração teve início no dia 28 de março com a Bênção de Ramos que reuniu diversas comunidades do município. Durante toda a semana foram realizadas missas, procissões e confissões comunitárias.

Na quinta-feira, 1, fieis participaram da missa solene de lava-pés, Instituição da Eucaristia do Sacerdócio Ministerial.

A sexta-feira da paixão, dia 2, foi marcada por via-sacra, confissão comunitária para jovens, solene ação litúrgica da Paixão e Morte de Cristo e veneração da cruz. Às 19 horas, o grupo de teatro do Centro Cultural encenou a Paixão e Morte de Cristo. A peça teve início no adro da Igreja do Rosário, passou por diversos pontos da cidade, até culminar com a crucificação no teatro da Praça do Patrimônio, levando emoção a quem acompanhou a encenação.

A celebração da Semana Santa foi encerrada no domingo de Páscoa, 4, com missa para as crianças, às 10 horas, missa de páscoa nas comunidades e a missa solene de Páscoa, procissão da ressurreição e bênção do santíssimo às 19 horas.

Muita expectativa para a XXV Cavalgada de São Gonçalo

Assim como nas últimas edições, a XXV Cavalgada de São Gonçalo do Rio Abaixo contará com artistas de sucesso no cenário nacional e ampla infra-estrutura para proporcionar conforto e segurança ao público.

A festa começa na próxima sexta-feira, 9, com desfile de cavaleiros pelas ruas da cidade às 17 horas e show com Tradução do Forró, às 19 horas. Logo após, a dupla Marcelinho de Lima e Camargo leva ao público o melhor do sertanejo. A noite ainda contará com show de Clayton e Romário.

A dupla Pablo e Rhuan faz a abertura no sábado, 10, às 22 horas. Às 23 horas a banda mineira Skank promete agitar o público ao som de muito pop rock e canções consagradas como Sutilmente, Vou Deixar e Três lados. Sergio e Delson encerram a noite com a participação da banda Xeru.

O domingo, 11, reserva grandes emoções com o tradicional concurso de marcha, que terá início às 11 horas. São mais de R$16 mil em premiações. Os primeiros lugares de cada categoria recebem R$500,00, os segundos colocados R$250,00 e os terceiros R$150,00. Serão sorteados R$ 1.500,00 entre todos os primeiros lugares e mais R$1.500, 00 entre todos os participantes do concurso.

Para fechar com chave de ouro quem se apresenta na noite de domingo é a dupla Maria Cecília e Rodolfo, sensação do sertanejo universitário, que promete agitar o Parque de Exposições de São Gonçalo do Rio Abaixo.





Programação da XXV Cavalgada de São Gonçalo do Rio Abaixo:



Dia 09 – 17h Desfile de cavaleiros pelas ruas da cidade

19h Confraternização de Cavaleiros com show de Tradução do Forró

23h Show com Marcelinho de Lima e Camargo logo após show com Clayton e Romário e após DJ



Dia 10 – 22h Show com Pablo e Rhuan

23h Show com Skank logo após show com Sérgio e Delson com participação da Banda Xeru - logo após DJ



Dia 11 – 11h Concurso de Marcha

21h Show com Banda Samville

23h Show com Maria Cecília e Rodolfo - logo após Dj

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Prefeitura implantará Centro de Educação Ambiental

A Prefeitura de São Gonçalo implantará um Centro de Educação Ambiental no município. A área escolhida, um terreno com mais de 17 hectares, localizado ao lado do acesso principal ao bairro Recreio, na BR-381, já foi adquirida. No espaço também será implementada a Farmácia da Floresta, para a produção de ervas medicinais.

O terreno possui extensa área de mata nativa, com espécies da flora e da fauna típicas da região. Ele poderá ser utilizado pela população para visitas de educação ambiental, principalmente pelas escolas. As atividades envolvidas no local serão desenvolvidas em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luís Antônio dos Santos, trata-se de uma área relevante, pelo fato de 80% do terreno ser de cobertura da mata atlântica. “Ela se encontra inserida na divisa da área urbana com a rural, promovendo mais qualidade de vida para a população”, ressaltou o secretário.

A Prefeitura tomou posse da propriedade nesta quarta-feira, 30, quando o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, recebeu as chaves da propriedade.