sábado, 27 de março de 2010

Campanha contra o vírus Influenza A (H1N1) continua nos postos de saúde

A Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) - a gripe suína, continua nos postos de saúde de João Monlevade. As doses estão sendo enviadas por etapa de acordo com o grupo que está sendo vacinado. Todas as unidades de saúde estão com doses suficientes para vacinar o grupo etário estimado.

Segundo dados da Vigilância em Saúde (Visa), a primeira etapa da vacina, atingiu até o momento, 580 profissionais da área, sendo que a meta é imunizar 750. Já a segunda etapa teve início na última segunda, 22, com vacinação para as gestantes, doentes crônicos menores de 60 anos e crianças de 6 meses a até 2 anos de idade. Essa etapa termina no dia 2 de abril. As gestantes poderão ser imunizadas até o dia 21 de maio. Ainda segundo a Visa, esta etapa é direcionada a um grupo de 7.754 pessoas.

A vacinação tem por objetivo manter o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia, além de diminuir o risco de adoecer e o número de mortes associadas à influenza nos grupos mais afetados em 2009.



Mobilização

Haverá dois sábados de mobilização, chamados Dias “D”. O primeiro em 10 de abril para sensibilizar a população de 20 a 29 anos; e o segundo em 24 de abril, que é o dia da Campanha de Vacinação do Idoso contra a Influenza Sazonal.

De acordo com a coordenadora da Visa, Kátia Guimarães, a vacinação de grande parte da população não exclui a necessidade de manutenção das outras medidas de prevenção. Portanto, é necessário lavar as mãos freqüentemente ou usar álcool gel, quando não houver a possibilidade de lavá-las; não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca após tocar as superfícies; cobrir a boca e o nariz com papel descartável quando tossir e espirrar e manter os ambientes bem arejados.













Veja o cronograma com as datas da vacinação







ETAPA DATA GRUPO PRIORITÁRIO





8 a 19

de março Trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde que realizam o atendimento ao paciente com suspeita de influenza A e a População Indígena





22 de março a

2 de abril Grávidas*

Crianças de 6 meses a 2 anos (deverão receber a 2ª dose 21 dias após a 1ª dose).

Pessoas com doenças crônicas de base (exceto menores de 60 anos)

3ª 05 a 23

de abril Adultos de 20 a 29 anos



4ª 24 de abril a

7 de maio População de 60 anos ou mais com doenças crônicas



5ª 10 a 21 de maio Adultos de 30 a 39 anos

Grávidas: podem vacinar até 21 de maio.





Redação: Regiane Ferreira – Acom/PMJM

Foto: Sérgio Henrique - Acom/PMJM

Nenhum comentário:

Postar um comentário