quarta-feira, 24 de março de 2010

Prefeito decreta estado de emergência e nomeia força-tarefa contra a dengue

Nesta época do ano, a proliferação do mosquito Aedes Aegipty tem sido um problema de saúde pública em todo o país e não é diferente em João Monlevade. Consciente da gravidade da situação, o prefeito Gustavo Prandini determinou a elaboração de um Decreto de Estado de Emergência e a formação de uma força tarefa para eliminar focos e conscientizar a população.
O grupo incumbido da coordenação das ações é integrado pelos secretários de Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Procuradoria Jurídica e assessorias de Governo e Comunicação, além da Vigilância em Saúde (Visa).

A partir desta semana, a Prefeitura contratará uma prestadora de serviços para a limpeza geral da cidade, incluindo capina nas áreas públicas e recolhimento de entulhos residenciais numa ampliação dos mutirões já realizados. O processo de contratação está em andamento no Setor de Licitações em caráter de emergência.

Serão realizadas ainda palestras nas escolas e igrejas, distribuição de cartilhas e folders explicativos em diversos pontos da cidade, além de jogos pedagógicos para as crianças, visando o estabelecimento de uma cultura duradoura de combate à dengue.



Infestação

O levantamento de índice de infestação por Aedes Aegypti realizado entre os dias 8 e 12 de março apontou 48 focos, o que representa 2,05 % de índice de infestação predial. Diante do trabalho de combate e conscientização já realizado houve redução da infestação em relação ao mês de janeiro. Entretanto, a situação continua preocupante, uma vez que o índice ideal é inferior a 1%. O principal agente de combate a dengue é o cidadão que pode adotar medidas preventivas dentro de sua própria casa eliminando vasilhames e outros objetos que possibilitem acúmulo de água.



Até o momento foram notificados 147 casos de dengue. Mais de 50% dos casos estão concentrados nos bairros Alvorada, Loanda, Rosário e José Elói. Esse último teve mutirão de limpeza no último sábado, 20. Quarta-feira, dia 24, o mutirão será realizado no bairro Alvorada de 8 as 16 horas. Já no dia 26 de março é a vez do bairro Rosário. No Loanda, o trabalho está previsto para ser executado até 30 de março.



2° Li Focos

José Elói 8

Alvorada 4

Lourdes 4

Vila Tanque 4

São João 3

Santa Bárbara 3

Belmonte 3

Metalúrgico 3

Loanda 2

República 2

Petrópolis 2

Rosário 1

Vera Cruz 1

Lucília 1

Industrial 1

Boa Vista 1

Santa Cecília 1

Nossa Senhora da Conceição 1

José de Alencar 1

Satélite de Cima 1

Satélite 1

Total 48



Acom/PMJM

www.pmjm.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário