quarta-feira, 24 de março de 2010

Dengue: Prefeitura instala tendas para atender a população

Para agilizar o atendimento às pessoas com sintomas de dengue na cidade, a Prefeitura de João Monlevade instalou no espaço de entrada do PA duas tendas equipadas com macas, cadeiras e profissionais da saúde para diagnosticar os casos suspeitos. O município contabilizou até o momento 209 casos notificados por bairro de residência, além de oito casos confirmados da doença.

Durante toda a tarde desta terça-feira, 23, dezenas de pessoas foram atendidas no local. É o caso do almoxarife, Cleuber Silva Andrade, 33. Ele conta que procurou o atendimento porque estava sentindo fortes dores no corpo e manchas pelo corpo. “Passei muito mal e cheguei ter febre de 38 graus”, explica. Cleuber comenta que mora no bairro Alvorada que, segundo dados da Vigilância em Saúde (Visa), é um dos locais com maior foco do mosquito transmissor da dengue.

A sensação de mal-estar e dores nas costas foram os primeiros sintomas que o motorista Jaison Eustáquio de Paula, 22, teve em meados do mês de fevereiro. “Eu estava em Betim no dia em que passei mal e vim embora para casa. Fiz os exames e foi constatada a doença”, conta.

Cuidados básicos, como manter o quintal de casa limpo, sem entulhos que possam acumular água da chuva, são esquecidos por grande parte da população. A negligência, no entanto, pode levar à morte, é o que arleta a coordenadora da Vigilância em Saúde, Carla dos Santos Taveira.

Para conter os focos do mosquito, a Visa promove um mutirão de limpeza na cidade amanhã, 24, no bairro Alvorada; sexta-feira, 26, no bairro Rosário e na próxima terça-feira, 30, no bairro Loanda. O objetivo é recolher todo tipo de material não utilizável encostado em quintais, terrenos sem construção ou até mesmo dentro das casas. Vasilhames plásticos, sucatas, carcaças de sofás, fogões e geladeiras, entre outros objetos, devem ser deixados na rua para coleta do caminhão da Prefeitura. O veículo só não levará restos de material de construção. Outras informações no telefone 1520.

Redação e Fotos: Regiane Ferreira – Acom/PMJM

Nenhum comentário:

Postar um comentário